Dissertação de mestrado em Gestão e Estudos da Cultura, especialização em Gestão Cultural, Departamento de História, ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, 2015
007: a marca que nunca morre, de Filipa Dias Duarte MOREIRA
Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a marca James Bond – 007 e as estratégias de product placement que lhes estão relacionadas.
A personagem James Bond foi criada em 1953 pelo escritor inglês Ian Fleming, e passou para o cinema em 1962 através da produtora EON Productions, que ao longo de mais de 50 anos desenvolveu um produto cinematográfico que originou uma verdadeira indústria e permitiu o surgimento de uma marca forte, mundialmente conhecida e de grande relevância cultural.
Os conceitos da marca, identidade da marca e product placement balizam esta investigação, que tem o intuito de perceber quais as razões do sucesso e durabilidade da marca James Bond – 007, através de duas perguntas de partida que fundamentam a linha de pensamento desta dissertação: Quais são os principais componentes distintivos da marca James Bond – 007?; A marca James Bond – 007 existe independentemente das estratégias de product placement dos produtos associados?. Sendo que, os objetivos principais passam por analisar a relação que existe entre a marca James Bond – 007 e as estratégias de product placement dos produtos associados, e traçar os elementos distintivos do sucesso da marca James Bond – 007, que podem ser aplicados a outros produtos ou marcas.
A presente dissertação foi estruturada segundo uma metodologia de investigação qualitativa de pesquisa intensiva e foca-se no período temporal compreendido entre 2012 e 2015, caracterizando-se por fazer um paralelismo constante entre o país de origem da marca, a sua situação no território português, e o seu posicionamento mundial.
Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11047>.