quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sagres Bohemia (2006)

fotografia:Kenton Tatcher

Campanha: 007 mergulhado em cerveja

O James Bond Pierce Brosnan é a nova cara da Sagres Bohemia. A VISÃO conta-lhe os pormenores da mais recente contratação da Central de Cervejas

A operação desenvolveu-se com o secretismo característico de uma história de espionagem. Ou não fosse Pierce Brosnan, o último James Bond, a personagem central. O actor rendeu-se à cerveja portuguesa e é a nova cara da Sagres Bohemia. Rui Miranda, 33 anos, director de Inovação e Negócio de Cerveja, na Central de Cervejas, contou à VISÃO os pormenores desta contratação milionária: a nova campanha custará 7,5 milhões de euros.

A equipa de marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCCB) reúne-se na sede da empresa, na estrada da Alfarrobeira, em Vialonga, Vila Franca de Xira. Objectivo do brainstorming: definir uma nova campanha para a Sagres Bohemia. As pistas eram, naquele momento, muito frias.

A proposta de associar o actor Pierce Brosnan à marca é lançada para a mesa e transforma-se, de imediato, numa ideia ganhadora. Afinal, sublinha Rui Miranda, «ele tem o estilo de vida que queremos associar à cerveja e todos os atributos necessários à marca: sofisticação, modernidade, bom-gosto, é exigente, atractivo». O alvo está, definitivamente, identificado.

O passo seguinte foi encontrar o agente do actor. O papel da agência de publicidade da Central de Cervejas, a multinacional Euro RSCG, foi fundamental.

Após alguns telefonemas, várias trocas de e-mails e uma enorme ginástica com as agendas de vários elementos da Euro RSCG, é localizada a agente de Brosnan. Estava em Los Angeles. O seu número de telefone e morada de correio electrónico também foram identificados. É feito o primeiro contacto exploratório.

Brosnan mordeu o isco e quer conhecer melhor a SCCB e os seus produtos. Os contactos com o gabinete da agente do senhor Bond intensificam-se. As negociações entram, então, numa fase decisiva.

Dossiê 'top secret'

A equipa da SCCB remete para Los Angeles um dossiê com três páginas. «Tentámos mostrar-lhe como ela é vista em Portugal. Enviámos material do lançamento da Bohemia e um resumo do último ano das marcas Sagres», revela Rui Miranda.

A este pacote, o quadro superior da empresa portuguesa juntou alguma informação adicional, não requisitada, sobre o País.

Pacotes misteriosos

Ainda em Outubro, num dia difícil de precisar, chega a Los Angeles, aos escritórios da agente de Brosnan, uma estranha encomenda volumosa. Lá dentro estão dois packs de seis garrafas cada de Sagres Bohemia.

A estrela de cinema não resistiu e quis provar o produto.

Espera desesperante

Em Portugal, a resposta era aguardada com doses extras de ansiedade. Nos escritórios da Central de Cervejas aguardava-se, a todo o momento, um telefonema ou uma mensagem de e-mail com origem em Los Angeles. Brosnan provou e... gostou. Suspirou-se de alívio na sede da SCCB.

Mais exigências

A conquista de Brosnan estava por um fio. Mas ele queria mais. Gostou da marca e do produto. Já corria o mês de Novembro e o alvo queria, agora, olhar para o storyboard, a história do anúncio que iria protagonizar em Lisboa. E este foi, provavelmente, o momento mais crítico.

«Nunca procurámos uma campanha dita ‘normal’. Do tipo ‘Eu sou Pierce Brosnan e bebo Sagres Bohemia’.

O elemento central é sempre a cerveja», sublinha Rui Miranda. Mas estaria o actor e produtor irlandês, há muito habituado às luzes da ribalta, a ser uma espécie de actor secundário de uma cerveja?

O tão esperado ‘sim’

Brosnan... gostou da ideia. As negociações complicadas pertenciam ao passado. Até Dezembro fixaram-se os locais e datas das filmagens e fotografias e ficou definida a cidade da acção: Lisboa. Para Rui Miranda, esta foi «a grande vitória».

A campanha vai custar 7,5 milhões de euros. O montante já inclui o cachet de Brosnan que, como seria de esperar, é secreto. Brosnan pode regressar dentro de um ano.

JOÃO PAULO VIEIRA / VISÃO nº 678 2 Mar. 2006

http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=329782

Pierce Brosnan - anúncio Cerveja Sagres (2006)

Pierce Brosnan flew to Lisbon and there he was around the 24th Feb 2006.

The ad is actually a series of teasing and progressing ads to SCCB's Sagres Bohemia beer, conceptualized by Euro RSCG (Nuno Caetano oversaw the project) and produced by Ministério (dos) Filmes, directed by Marco Martins. All wonderfully rapped with a "bondish" music score written and conducted (the Slovekian Orchestra) by portuguese maestro Nuno Maló. 

Starring Pierce Brosnan (and my BMW 850, 5 liters, 12 cilinders, V12 - modified) inserted in a great team and the result could be none other than absolutely absolutely staggering.Here's a tiny bit of what this jewel machine had to go through: Pierce Brosnan uses AMR's BMW 850


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Campanha Sagres Bohemia (2006)







Os dois spots que fazem parte desta campanha [Sagres Bohemia] têm a duração de 45 segundos e recriam situações de acção, sedução e suspense.

“Diamantes” é o título do primeiro spot, onde vemos Pierce Brosnan na pele de um ladrão de jóias que, ao chegar a casa para preparar um jantar romântico, repara que lhe falta o ingrediente principal: a Sagres Bohemia. Desapontado, fecha o frigorífico e dirige-se á loja de conveniência mais próxima. Quando chega a sua altura de pagar, percebe que deixou a carteira em casa e não tem outra solução senão “trocar” um 6-pack de Bohemia por um diamante. Já em casa, Brosnan e a mulher, a modelo havaiana Laura Mansfield, fazem um brinde. O segundo spot, com o título “Quadro”, estreará “em breve”. A campanha inclui ainda outdoors, mupis e material de ponto de venda.

As gravações decorreram ao longo de quatro dias e tiveram como cenário o Armazém Abel Pereira da Fonseca, o Palácio da Foz, o Hotel Four Seasons, o Panteão Nacional, o Palácio Sotto Mayor, a Quinta da Regaleira e as ruas próximas do Porto de Lisboa. Os filmes foram produzidos pela Ministério dos Filmes para a Euro RSCG e a realização esteve a cargo de Marco Martins. A música para os dois spots foi gravada pela Orquestra Sinfónica da Eslovénia sob a direcção do maestro português Nuno Malo.
Meios e Publicidade (Maria João Lima)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

007 - Ordem Para Filmar

Não, nenhum deles se chama Bond, James Bond, mas foi a Pinewood Studios, onde são rodados e produzidos os filmes do agente secreto mais famoso do mundo que Aires, Nuno Aires e Valentim, César Valentim, respectivamente vice presidente do Turismo do Algarve e presidente do Algarve Film Comission fizeram uma visita de prospecção, com o secreto objectivo de obter dados “para o estudo de viabilidade para a implantação de um estúdio de cinema em Portimão”.

As acções destes agentes secretos à algarvia passaram por um «cerrado interrogatório» a Anthony Waye produtor da saga do agente 007 do M16 a secreta britânica, a quem tentaram ainda aliciar para outras missões.

“Foi um primeiro passo das negociações” esclareceu Nuno Aires, mantendo um tom discreto, senão secreto, sobre a missão.

007 –Ordem para jogar

Após aturadas investigações, o Observatório do Algarve descobriu que ficou em cima da mesa o convite para que o torneio de golfe que as ex-estrelas 007 realizam todos os anos, para fins de beneficiência, tenha a sua próxima edição num dos campos de golfe do Algarve.

Sean Connery, Roger Moore e outros nomes que marcaram o mundo Bond poderão trocar a automática pelo taco de golfe e exibir as suas mediáticas tacadas no Algarve.

“Seria uma importante acção de promoção do destino golfe, junto do mercado britânico, o principal emissor do turismo algarvio”, justifica Nuno Aires.

Ainda mais perigosa (e ambiciosa) foi a outra missão dos espiões algarvios, que procuraram convencer o produtor Anthony Waye a incluir no próximo guião do agente 007 “ a rodagem de algumas cenas no Algarve”.

O relatório desta missão relâmpago a Londres regista “um maior conhecimento da indústria cinematográfica, adquirido no Pinewood Studios, um dos mais importantes da Europa” que facilitará a elaboração do estudo de viabilidade do projecto para Portimão, mas também abriu a possibilidade de mais valias num futuro mais próximo, para o segmento golfe.

No Algarve, antes de se assistir aos takes do próximo filme de Bond, James Bond, ficou no ar a possibilidade de se assitir a 007 – Ordem para jogar…golfe.

Observatório do Algarve, 20/09/2008