La escena comienza cuando 'Mou' se encuentra hablando por telefono en un avión y de pronto recibe una llamada importante, entonces como no tiene tiempo para esperar que el aeroplano aterrize decide lanzarse en paracaidas mismo película de acción.
Cabe mencionar que aparte del comercial del agente secreto, Mourinho se ha prestado para otras publicidades como las de una conocida marca de automoviles o simplemente en acciones de la bolsa de valores en el Reino Unido.
DB/NetJoven, 20/04/2012
Chelsea reforçou as funções de José Mourinho. Além de treinador, é agora também o agente especial ao serviço do clube londrino. ‘Meu nome é Bond...José Bond’ será, provavelmente, a mensagem. A última faceta do técnico sadino pode ser vista no novo anúncio da Samsung, que a Sky, cadeia de TV britânica, começou a transmitir domingo e que em Portugal poderá ser visto a partir do dia 27.
Na maior campanha publicitária daquela marca, um agente secreto filma um jogador que mostra os seus dotes com a bola, em cima de um telhado londrino, até ao momento em que é surpreendido pelos seguranças. É então que começa uma verdadeira caça ao homem nos topos dos prédios. O agente enfrenta a fúria de cães rottweilers e até uma perigosa perseguição de carros, mas consegue chegar são e salvo à sala da administração do Chelsea, em Stamford Bridge.
A identidade de Mourinho só é desvendada no final do anúncio, quando tira o seu famoso casaco preto e usa o telemóvel para mostrar aos directores o jogador que quer para reforçar o plantel do clube.
A campanha, complementada em jornais, revistas e ‘outdoors’, custou à Samsung um milhão de libras – perto de 1,5 milhões de euros –, incluindo o ‘cachet’ do treinador.
Segundo Mark Mitchinson, administrador da marca em Inglaterra, “Mourinho actua como um agente secreto, o que o torna muito ‘cool’”.
O ‘mister’ do Chelsea, que chegou a apresentar-se aos fãs do clube como sendo especial, é agora um agente secreto.
Em Portugal, o anúncio da Samsung promoverá o Z500 (o 3G mais pequeno do Mundo e que já se encontra à venda no nosso país), ao contrário do que sucede em Inglaterra e países nórdicos, onde o treinador publicita o D600.
TERCEIRO TRABALHO
Este é o terceiro anúncio protagonizado pelo treinador do momento. José Mourinho estreou-se, na publicidade, com a campanha da Master Card, que teve como realizador Martin Scorsese. Seguiu-se, posteriormente, em Portugal, uma campanha para o BPI.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/o-meu-nome-e-bondjose-bond, 04/10/2005
Portanto, no desporto ou nos negócios, Mourinho é uma referência mundial seja no plano estrito da liderança seja no campo comunicacional mais vasto.
The million dollar question: a que se deve este impacto comunicacional? Apenas aos resultados conseguidos nos jogos de futebol? Parece-nos que a resposta terá de ser dada pela negativa. Tanto mais que se nos afigura pacifico que José Mourinho não é apenas visto como um treinador de futebol de sucesso. Eventualmente, será assim no “mundo do futebol” mas fora dele profissionais de todo o mundo têm os olhos postos nos seus modelos de interacção, de gestão e de liderança, o que o torna, também, um gestor e um líder de sucesso. Deste modo, Mourinho, é objecto de estudo e de apetência pelas empresas de marketing e publicidade e a sua imagem é utilizada não apenas como um treinador de sucesso mas como um “homem de sucesso”. Nos spots publicitários da American Express realça-se a segurança e a determinação do profissional, bem como a sua capacidade de
antecipação; na campanha publicitária da Samsung compara-se José Mourinho ao famoso agente secreto James Bond – 007, sugerindo vertentes comuns no carácter de ambos: homens destemidos, arrojados e decididos.
Tese Luis Lorenço :: Liderança Mourinho
O pára-quedas de Mourinho
Dois ícones do "Portugal de sucesso", José Mourinho e José Berardo, que ascenderam ao estrelato da publicidade bancária nas televisões, posam em dois anúncios particularmente sugestivos. Um sorridente Berardo substitui a iconografia de reis e navegadores, sentado num cadeirão dourado (dir-se-ia um trono), à beira de um promontório que se abre para a imensidão do mar. Já Mourinho, atitude super cool de James Bond, mergulha de uma avioneta, plana no espaço, abre o pára-quedas e aterra, imperturbável, sobre o terraço de uma luxuosa vivenda com piscina.
Eis o imaginário de sonho que se vende ao país com as famílias mais endividadas da Europa mas onde os bancos registaram, no último exercício, um aumento de 30% dos seus lucros. Logo por acaso, segundo notícia de anteontem, os bancos tiveram outras razões para sorrir: as Finanças acabam de perdoar-lhes os impostos devidos aos depósitos colocados em paraísos fiscais. Mas, em bom rigor, não se tratou formalmente de um "perdão", esclarece a administração fiscal. Tudo se deveu a uma distracção e uma falha da lei que apenas no próximo ano serão corrigidas. Os pára-quedas de Mourinho e da banca não estão propriamente acessíveis ao comum dos contribuintes.
Vicente Jorge Silva, DN, 25 outubro 2006
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